Existem suplementos destinados a fortalecer o nosso sistema imunitário, a qualidade da nossa pele, cabelos e articulações, a melhorar os nossos níveis de energia e vitalidade, entre muitos outros benefícios e um regime acompanhado e especializado de suplementação alimentar pode ajudá-lo a encontrar um maior equilíbrio e sensação de bem-estar.
O sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo contra agentes patogénicos causadores de doenças, é composto por respostas inatas, que são a primeira linha de defesa do nosso organismo1. Quando funciona de forma ideal, faz um ótimo trabalho de defesa do corpo. Contudo, um sistema imunitário debilitado pode gerar um processo de cicatrização de feridas lento, aumentar a propensão a doenças infeciosas, tais como constipações, entre outras infeções2.
Várias vitaminas e minerais, designados "micronutrientes", são necessários para um que haja um sistema imunitário saudável, tais como as vitaminas A, C, D, E, B9, B12 e minerais como o zinco, ferro e cobre. Recorrendo a um exemplo, indivíduos acima dos 50 anos, tendem a apresentar níveis mais baixos de alguns nutrientes, incluindo vitamina D, B6, B12 e cálcio.
A suplementação de vitamina D, por exemplo, desempenha um papel essencial na manutenção da saúde óssea e na função imunitária e é especialmente importante para pessoas que vivem em regiões com baixa exposição solar ou que possuem dificuldade em sintetizar essa vitamina devido a condições de saúde específicas. Ainda no campo dos exemplos, os probióticos - microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios à saúde do sistema digestivo – promovem o fortalecimento do sistema imunitário e são extremamente úteis para indivíduos com desequilíbrios na microbiota intestinal, tais como indivíduos que passaram por tratamentos com antibióticos.
Do que está à espera para cuidar de si?