O stress e a ansiedade são problemas recorrentes que o nosso estilo de vida e tarefas do dia-a-dia têm tendência a aumentar. A verdade é que, elevados níveis de cortisol estão cada vez mais associados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas gastrointestinais e depressão. A suplementação pode assim ser uma ferramenta útil na gestão do stress e da ansiedade, mas deve ser utilizada com responsabilidade e em conjunto com outras estratégias de saúde.
A ashwagandha é um suplemento que tem ganho popularidade nos últimos tempos. Esta planta medicinal (Withania somnifera) originária da índia e muito utilizada na medicina ayurvédica, parece ser eficaz na redução significativa do stress e da ansiedade. Não obstante, o nome da espécie somnifera vem da palavra latina para indução do sono, significando assim suposta propriedade desta planta.
Benefícios da Ashwagandha
Neste artigo, pretendemos discutir os benefícios, uso e cuidados ao consumir este suplemento.
Com doses recomendadas na generalidade dos casos de 350-600 mg ao pequeno-almoço, ou repartido pelas refeições principais, estudos recentes mostram que a suplementação com ashwagandha leva a uma diminuição significativa nos níveis de cortisol e ansiedade1, pelo seu efeito adaptogénico, ou seja, ajudando o organismo a, de uma certa forma, adaptar-se às necessidade do corpo e neste caso a reduzir os níveis de ansiedade1. De um modo geral, a ashwagandha apresenta propriedades muito benéficas ao organismo, motivo pelo qual o seu uso pode ser vantajoso em casos de stress, insónias, ansiedade, fadiga, depressão e esgotamento nervoso1.
Por outro lado, os seus benefícios não terminam por aqui - atletas e pessoas que pratiquem atividade física intensa podem beneficiar do seu uso, uma vez que esta pode aumentar a resistência física e a força muscular2.
Em termos de uso, se consumida em pó, pode ser adicionada a batidos, iogurtes, sopas ou chás e a dose recomendada varia entre 1 a 2 colheres de chá por dia, contudo a Noutren recomenda a sua suplementação sob a forma de cápsulas, de modo a garantir uma dosagem consistente.
Precauções e Orientações
Embora a bibliografia mostre que é uma fonte de alguns nutrientes essenciais, tais como ferro e vitamina C, a ashwagandha não deve ser consumida em quantidades suficientemente grandes para ser uma fonte primária desses nutrientes.
Em jeito de conclusão, a ashwagandha apresenta múltiplos benefícios para a saúde, incluindo melhorias na gestão do stress, função imunológica e no desempenho físico. Incluir este suplemento na dieta pode proporcionar um suporte adicional à saúde, mas deve ser feita com precaução e, preferencialmente, sob orientação de um profissional de saúde.